Meu nome é Maria Capai e sempre achei difícil definir o que faço profissionalmente. Sempre fui múltipla: empresária, diagramadora, artista, cozinheira, acolhedora. Vou contar um pouco de quase tudo que fiz.

Sou formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, fiz MBA em Marketing na FGV e dirigi a Usina de Imagem por 10 anos.  Nesse período coordenei equipes e projetos, e desenvolvi trabalhos ligados tanto à mídia impressa quanto à digital. Diagramei livros, criei capas de cd de música e desenvolvi cd-roms desde a concepção visual até a programação. Quem nasceu nos anos 90 em diante é provável que não saiba do que estou falando. ;) 

Em 2009 mudei para São Paulo, passei a cozinhar todos os dias e me apaixonei pelo universo da gastronomia. Desde então, me dedico à cozinha e à transferência de conhecimento: produzo todo o conteúdo do DigaMaria, apresento vídeos, escrevo artigos, fotografo para livros de receita e dou aulas, palestras e workshops.

Produzi e apresentei o programa de TV de mesmo nome no Canal ChefTV, e colaborei quinzenalmente por mais de 2 anos como colunista no caderno Prazer&Cia do Jornal A Gazeta – jornal de maior circulação no estado do ES.

Ministrei aulas de culinária nas edições de 2011, 2012 e 2013 do evento BGourmet, dentro da Casa Cor SP, escrevi posts para o blog Inspiração Coletiva, da Brastemp, fui jurada de algumas edições do Veja Comer & Beber – Litoral Norte SP, elaborei e conduzi workshops de culinária seguidos de almoço para funcionários Whirlpool, e contribuí mensalmente com receitas em um dos maiores blogs de decoração da América Latina, o Casa de Valentina.

Participei da edição comemorativa de 10 anos da revista Prazeres da Mesa, que publicou uma receita que elaborei especialmente para a ocasião. Nesse mesmo ano, tive a alegria de conhecer a Nigella em um encontro de blogueiros no qual fui nomeada fotógrafa oficial do evento e que rendeu uma boa matéria para a Revista AG, do Jornal A Gazeta.

Fiz a revisão técnica do livro Guten Appetit ‒ da chef paulistana Sabine Hueck, que reside há 30 anos em Berlim ‒, e gravei a websérie Sabores da Hortifruti, com receitas em vídeo para a rede Hortifruti..
Realizei a coordenação gastronômica e as fotografias para o livro À Beira do Fogão, sobre a culinária de comunidades tradicionais entre Paraty/RJ e Ubatuba/SP, que será lançado em julho. Produzi também fotografias para o Festival Brasil Sabor.

Idealizei o projeto Sabores Caiçaras, para difundir a riqueza cultural de Ubatuba através de aulas-jantares que aconteceram em Ubatuba e em São Paulo em 2016. 

Junto com a chef Michele Gilaberte, idealizei e produzi o Imersões Gastronômicas, projeto que promoveu experiências aliando a gastronomia com a valorização de produtores locais de Ubatuba em 2017.

No ano seguinte, criei o Café da Maria, um pop-up no jardim do restaurante Cannelle, em Ubatuba, onde trabalhei em todas as frentes: recebendo os pedidos, cozinhando e atendendo os clientes. Às sextas-feiras de 2018, o Café da Maria ofereceu café da manhã e brunch com ingredientes frescos e locais, em frente à orla de Ubatuba, acompanhando a feira da Rede Agroecológica de Caiçara.

Fui curadora e produtora da Feira do Produtor Local do Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba de 2019 e fiz o catering para o camarim dos mais de 300 artistas do festival Soy Loco Por Ti Juquery no mesmo ano.

Atualmente estou desenvolvendo projetos artísticos que visam suscitar a reflexão sobre o que comemos, através das relações afetivas e dos ciclos de vida e morte. Mas essas são cenas dos próximos capítulos.

Maria capai

Como surgiu o DigaMaria

De comida, sempre gostei: doce, salgada, PF ou refinada.
Pelas panelas, ingredientes, processos e toda a química e física envolvidas, apaixonei-me depois que mudei para São Paulo. Fazia almoço e jantar para dois, para quatro, para dez. Sempre um menu diferente. Até que um dia quis repetir uma receita e não lembrei. Comecei uma saga em busca de um caderno para registrá-las, mas todos pareciam indignos de abrigar minha nova paixão.

Dessa necessidade nasceu o blog – o caderno perfeito – em novembro de 2009. Trouxe consigo, de bandeja para mim, o amor pela escrita, pela troca, pelas amizades virtuais. Abriu-me um um novo universo e minha vida mudou.

E de lá para cá, a cozinha e o DigaMaria vêm ganhando proporções cada vez maiores no meu dia a dia. Sinal de que o caminho escolhido foi acertado e que as companhias têm sido boas.

Obrigada aos que estão sempre aqui. Bem-vindos aos que acabam de chegar!

Maria Capai DigaMaria